terça-feira, fevereiro 21, 2006
Posição Estratégica
Ao grupo foi dada a escolha dos locais para suas intalações.
Os fornecedores fiacaram a pelo menos 250 km de distância.
Os locais foram:
- Pedreira (Periférica)
- Serrote (Area Rural)
- Centro (Centro Comercial)
- Parque Industrial
- Petropen (Area Rural)
- KKKK (Area Urbana)
- Jardim das Palmeiras (Periférica)
Cada escolha influenciará nas jogadas seguintes trazendo benefícios ou problemas as organizações. Cada local possui um valor diferenciado que será uma despesa para empresa (aluguel).
Os fornecedores fiacaram a pelo menos 250 km de distância.
Os locais foram:
- Pedreira (Periférica)
- Serrote (Area Rural)
- Centro (Centro Comercial)
- Parque Industrial
- Petropen (Area Rural)
- KKKK (Area Urbana)
- Jardim das Palmeiras (Periférica)
Cada escolha influenciará nas jogadas seguintes trazendo benefícios ou problemas as organizações. Cada local possui um valor diferenciado que será uma despesa para empresa (aluguel).
As Regras do Jogo
Existem 3 tipos de grupos:
-Produtores
-Fornecedores
-Investidores
Cadas tipo de grupos inicia com um caixa diferente:
-Produtores R$ 5.000,00
-Investidores R$ 1.000,00
-Fonecedores R$ 3.000,00
Os valores investido nas empresas são repassodos a mesma.
Os pedidos realizados levam 2 semanas para chegar.
A cadas 4 semanas (rodadas) deve haver um fechamento, devendo ser pagas as despesas.
Os fornecedores ditaram os valores das matérias primas e definirão as formas de pagamentos.
-Produtores
-Fornecedores
-Investidores
Cadas tipo de grupos inicia com um caixa diferente:
-Produtores R$ 5.000,00
-Investidores R$ 1.000,00
-Fonecedores R$ 3.000,00
Os valores investido nas empresas são repassodos a mesma.
Os pedidos realizados levam 2 semanas para chegar.
A cadas 4 semanas (rodadas) deve haver um fechamento, devendo ser pagas as despesas.
Os fornecedores ditaram os valores das matérias primas e definirão as formas de pagamentos.
Plano de Negócio
Plano de Negócios
Todos os grupos tiveram que apresentar o Plano de Negócio de sua Empresa.Este deveria ser composto por:
Sumario Executivo
-Objetivo
-Missão
-Chaves para o Sucesso
Resumo da Empresa
-RH
-Passos para a construção do negócio
-Localização e Facilidades necessárias ao negócio
Serviços
-Descrição dos Serviços
-Material para a Venda
-Serviços Futuros
Plano de marketing
-Segmentação
-Analise do Mercado
-Plano de Divulgação
Estratégias
-Estratégias de Vendas
-Planejamento Financeiro
-Salarios
-Despesas Fixas
-Formação de Custo
Estes planos serviram de base para gerar a primeira pontuação dos grupos. Cada trabalho foi analisados por alunos não pertencentes aos grupos. Estes tinham R$ 1.000,00 e podiam distribuir esse montante da forma que achasse conveniente entre os grupos. Ficando a estes ações de cada empresa em que invistiu.
A dinamica teve por objetivo a contrução estratégica da empresa, e os grupos que cumpriram esta dinamica de forma mais eficaz obteve o melhor retorno.
Todos os grupos tiveram que apresentar o Plano de Negócio de sua Empresa.Este deveria ser composto por:
Sumario Executivo
-Objetivo
-Missão
-Chaves para o Sucesso
Resumo da Empresa
-RH
-Passos para a construção do negócio
-Localização e Facilidades necessárias ao negócio
Serviços
-Descrição dos Serviços
-Material para a Venda
-Serviços Futuros
Plano de marketing
-Segmentação
-Analise do Mercado
-Plano de Divulgação
Estratégias
-Estratégias de Vendas
-Planejamento Financeiro
-Salarios
-Despesas Fixas
-Formação de Custo
Estes planos serviram de base para gerar a primeira pontuação dos grupos. Cada trabalho foi analisados por alunos não pertencentes aos grupos. Estes tinham R$ 1.000,00 e podiam distribuir esse montante da forma que achasse conveniente entre os grupos. Ficando a estes ações de cada empresa em que invistiu.
A dinamica teve por objetivo a contrução estratégica da empresa, e os grupos que cumpriram esta dinamica de forma mais eficaz obteve o melhor retorno.
Formação da Equipes
Os grupos foram formados baseados em uma descrição fornecidadas pelos próprios.
Conforme a caracteristica mais marcante de cada membro a este era conferido um cargo na organização formando 7 grandes grupos com 8 elementos cada um.
As caracterisitcas eram:
-Responsabilidade
-Criatividade
-Capacidade de Comunicação
-Raciocínio Lógico
Os grupos são divididos em:
1 Gerente Geral
1 Responsável pela parte financeira
1 Gerente de RH
1 Gerente Operacional
1 Responsável pelo Marketing
1 Responsável pelas vendas
2 Pessoas da parte de produção
O Tema
A dinamica das Pipas teve inicio com o seguinte conceito:
"Toda necessidade gera uma oportunidade."
E então foi apresentado aos alunos as seguintes manchetes:
-Crianças trocam o ludico pelo tecnologico
-O indice de crianças obesas cresce a cada ano
-As crianças deixaram de lado os brinquedos traicionais.
-Pais buscam atividades para os filhos que sejam saudáveis e desenvolvam seu raciocinio.
"Toda necessidade gera uma oportunidade."
E então foi apresentado aos alunos as seguintes manchetes:
-Crianças trocam o ludico pelo tecnologico
-O indice de crianças obesas cresce a cada ano
-As crianças deixaram de lado os brinquedos traicionais.
-Pais buscam atividades para os filhos que sejam saudáveis e desenvolvam seu raciocinio.
Produção dos Alunos
A disciplina de Jogos de Empresas busca aplicar de forma práticas conceitos aprendidos no decorrer do curso de administração.
O objetivos da dinamica da produção das Pipas era demonstrar o processo produtivo/operacional aos futuros adminstradores. Através de uma prática lúdica estavam envolvidos vários conceitos como:
- Trabalho em Grupo
- Analise da Produção
- Levantamento de Custos de Produção
Acredito que esta dinamica cumpriu muito bem o objetivo proposto, pois houve uma participação significativa dos alunos do 7º Semestre de Administração de Empresas das FIVR.
O objetivos da dinamica da produção das Pipas era demonstrar o processo produtivo/operacional aos futuros adminstradores. Através de uma prática lúdica estavam envolvidos vários conceitos como:
- Trabalho em Grupo
- Analise da Produção
- Levantamento de Custos de Produção
Acredito que esta dinamica cumpriu muito bem o objetivo proposto, pois houve uma participação significativa dos alunos do 7º Semestre de Administração de Empresas das FIVR.